
A vitamina B traz benefícios tanto para a saúde física quanto emocional do corpo humano, sendo usada contra processos de depressão, ansiedade, distúrbios e manias, já que atua de forma eficaz no sistema neurológico.
Ajuda a manter a saúde dos cabelos, dentes, pele, olhos, fígado e intestino. Como também tonifica a musculatura, durante os treinos os atletas não dispensam seu uso para melhorar seu condicionamento físico e força, além de ser ótima parceira no emagrecimento, já que absorve melhor os carboidratos, as proteínas e gordura.
- A vitamina B1 ou Tiamina auxilia na produção de ácido clorídrico e na formação do sangue. Os alcoólatras possuem deficiência de B1, já que ela não consegue ser absorvida pelo organismo com o excesso de álcool.
- A vitamina B2, a riboflavina também auxilia no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, com manutenção celular e do tecido, na produção de hemácias e anticorpos e ainda previne a catarata.
- A vitamina B3, Niacina atua na circulação sanguínea e na saúde da pele, do sistema nervoso e metabolismo.
- A vitamina B5, Ácido Pantotênico é a chamada antiestresse e auxilia também os rins, na formação de anticorpos e queima de carboidratos.
- A vitamina B6, piridoxina é complexa nas funções orgânicas, onde várias reações orgânicas dependem desta vitamina. Participa na produção de hormônios e estimula as funções celulares.
- A vitamina B7, biotina, auxilia o crescimento celular, produção de ácidos graxos e também na absorção ampla das vitaminas do complexo B. Evita também queda de cabelo.
- A vitamina B9, ácido fólico é conhecida em gestantes, que usam suplementos dela para auxiliar na formação das células do bebê, no seu desenvolvimento e formação de hemácias.
- A vitamina B12, cobalamina, é preventiva contra a anemia e danos nos nervos. Forma e dá mais longevidade celular, auxilia na digestão, absorve melhor os nutrientes dos alimentos e ativa o metabolismo.
A ausência do complexo B pode causar problemas neurológicos, dermatológicos e gastrointestinais. Mais especificamente problemas de prisão de ventre, anorexia, baixa acidez dos sucos gástricos, cansaço, irritação, paralisia, inchaço nas mãos e pés, fraqueza muscular, dificuldade de cicatrização, insônia.